23.10.2020

Troca de dados segura na era da indústria 4.0

Hamburgo, 23 de outubro de 2020 - Os processos de produção em rede e as fábricas digitais são uma chave importante para garantir a competitividade e a força inovadora da Alemanha como centro de negócios. Este é o tema do projeto farol IC4F - Comunicação Industrial para Fábricas - no qual a STILL está fortemente envolvida há quase três anos e meio. O provedor de intralogística com sede em Hamburgo também sediou o evento final, no qual os resultados alcançados com os parceiros do projeto foram apresentados no dia 22 de outubro.

Durante anos, todos falaram sobre o futuro projeto Indústria 4.0. No entanto, ainda faltam ferramentas essenciais para colocar em prática o novo padrão da indústria. O programa de apoio do PAiCE (Plataformas, Fabricação de Aditivos, Imagem, Comunicação, Engenharia) do Ministério Federal da Economia e Tecnologia visa remediar esta situação. Um projeto de farol associado é o IC4F (Comunicações Industriais para Fábricas), no qual a empresa de intralogística de Hamburgo STILL está desempenhando um papel importante. "Os 15 parceiros de projeto da indústria e pesquisa - incluindo Robert Bosch GmbH, Siemens, Deutsche Telekom AG e Nokia - passaram os últimos três anos e meio desenvolvendo um kit de tecnologia para uma comunicação industrial confiável e infraestrutura de computação", explica Ansgar Bergmann, gerente de projetos do departamento de Tecnologia e Inovação, responsável pela participação da STILL no projeto. Este kit de tecnologia é baseado em uma arquitetura aberta e permite extensões modulares para novos aplicativos e tecnologias de comunicação. Bergmann: "Os resultados de nossa pesquisa permitirão aos usuários selecionar tecnologias de informação e comunicação adequadas de acordo com os requisitos da indústria 4.0 e uma abordagem de migração específica". Essas soluções de comunicação seguras, robustas e em tempo real para a indústria de manufatura usarão tecnologias-chave das áreas de 5G, computação de ponta multiacesso (MEC), computação em nuvem, virtualização, monitoramento industrial e analytics.

No meio das coisas, em vez de apenas parte delas

Ansgar Bergmann está particularmente orgulhoso do fato de que a STILL não apenas "simplesmente participou" neste projeto, mas foi capaz de contribuir com sua experiência em toda a extensão e influenciar decisivamente o desenvolvimento. “Colocamos nossa vasta experiência, que possuímos nas áreas de redes industriais e Indústria 4.0, em bom uso. Ao fazer isso, nos beneficiamos do fato de já termos ajudado a desenvolver várias diretrizes da indústria em nome do Governo Federal e o VDMA (Associação Alemã das Indústrias) no passado ", afirma o especialista da STILL. Ao mesmo tempo, a empresa de intralogística de Hamburgo também pôde se beneficiar da participação no projeto IC4F. Bergmann: "Em primeiro lugar, provamos a nós mesmos que sabemos como interligar os processos em rede com sucesso e que nossas abordagens funcionam. Além disso, pudemos obter muitos novos insights, que agora usaremos na cooperação com nossos clientes em benefício de ambos os lados ".

Demonstrações ao vivo para destacar o sucesso do projeto

Em 22 de outubro, essa obra foi concluída provisoriamente. A STILL convidou parceiros do projeto e partes interessadas internas para a sede da empresa. Lá, a Nokia montou um campus de rádio móvel, especialmente necessário para a implantação do projeto e que também será pioneira em novas tecnologias de comunicação como o 5G. Em várias demonstrações ao vivo, resultados igualmente importantes e inovadores do trabalho do projeto foram apresentados. Uma das demonstrações ao vivo ("Caso de uso Comunicação Truck-to-X"), que foi desenvolvida principalmente pela STILL, tratou, por exemplo, do controle de portas em um corredor de fábrica. Nesse estudo de caso, as empilhadeiras e outras instalações da fábrica foram integradas em um ambiente de comunicação comum. O sistema de localização interna forneceu os dados de posição das empilhadeiras, que foram processados ​​por vários aplicativos dos parceiros envolvidos na demonstração ao vivo. Neste exemplo, o controle da porta foi realizado exclusivamente a partir de um mundo virtual. A porta se abriu automaticamente assim que uma empilhadeira se aproximou dela. Este controle de porta foi implementado como um chamado shell de administração. Para tanto, gêmeos digitais foram gerados a partir da empilhadeira e do portão. Nos submodelos do shell de administração, todas as propriedades físicas da empilhadeira e do portão, também chamadas de ativos neste contexto, foram então disponibilizadas permanentemente. O modelo virtual, que também controlava os processos, era assim capaz de comparar continuamente esses dados e, por exemplo, abrir a porta apenas quando as dimensões da empilhadeira realmente passassem. Além disso, o controle de tração da empilhadeira é acessado e o operador é avisado. Os danos à porta, como ocorre hoje, seriam, portanto, uma coisa do passado.
 

Excelente benefício para o cliente

Durante o evento em Hamburgo, várias demonstrações ao vivo e uma série de estudos de casos novos ou estendidos foram mostrados, como a abordagem "Traga sua própria rede" desenvolvida pela Siemens para facilitar a instalação de redes Multi Tennant em empresas, ou um moderno " Solução de Gestão de Certificados via Cloud" da Telekom, que aumenta a segurança e comodidade na área da comunicação industrial. “Essas implementações de prova de conceito servem para testar a metodologia e validar os estudos de casos”, diz Ansgar Bergmann. No entanto, o especialista da STILL está firmemente convencido de que muito do conhecimento e experiência adquiridos com o projeto IC4F também será incorporado em aplicações industriais posteriormente e será de grande benefício para os clientes da STILL. Ansgar Bergmann está convencido de que "com esta experiência como base, somos o parceiro ideal quando se trata de tópicos industriais 4.0 ou rede de armazéns".