13.03.2020

O rastreamento híbrido permite a escolha ideal como uma equipe

A STILL apresenta a próxima etapa na separação de pedidos autônoma com a OPX iGo neo

Hamburgo, 13 de março de 2020 - Cerca de três anos após sua introdução bem-sucedida, as selecionadoras de pedidos horizontais OPX da STILL estão prontas para uma nova aventura. Equipadas com a tecnologia smart iGo neo, elas se tornam assistentes autônomas, elevando a produtividade das selecionadoras de pedidos em operações com alta densidade de separação a um novo nível. A OPX iGo neo ergonomicamente refinada facilita o trabalho e impressiona por sua operação intuitiva e design moderno, voltado para a máxima segurança.

Nas operações do dia-a-dia, as empresas enfrentam a pressão constante de custos crescentes, tempos de processamento de pedidos mais curtos e melhor qualidade de entrega. Para continuar a atender a essas pressões, elas devem adaptar sua logística às necessidades em constante mudança. Para tanto, devem ser encontradas respostas a perguntas como: 'O que devemos fazer para permanecer competitivos?' 'Como podemos colocar em prática uma possível solução em nossa empresa?' ou 'Quem é o fornecedor mais adequado para a solução desejada?' Essas questões complexas são respondidas pela equipe de especialistas em Aplicações Avançadas com sólida experiência em indústria e logística. No âmbito de uma abordagem de consultoria adaptada às necessidades individuais, eles podem, se desejado, colocar os processos existentes à prova e revelar potencial de otimização. Com base nessa análise, eles identificam opções de ação e desenvolvem um conceito de implementação adequado. Uma vantagem significativa disso é que, como um provedor de serviço completo inteligente para intralogística, a STILL oferece um portfólio abrangente de soluções manuais, automatizadas e autônomas integradas para fluxo de material interno. A aplicação das respectivas tecnologias, bem como o grau de automação, dependem dos processos atuais, mas também de fatores como a forma como os processos podem mudar no futuro.

Um aspecto deste serviço de consultoria abrangente é a otimização no campo da seleção de pedidos. A chave para o processo de separação de pedidos mais eficiente é escolher a estratégia de separação certa e implementar o conceito de separação apropriado. Uma vez definida a estratégia certa, é importante desenvolver o conceito certo, que pode ser baseado em uma solução autônoma como a OPX iGo neo.

Maior desempenho de seleção por meio da operação de assistente autônomo

Para operações intensivas com alta densidade de separação no piso e no primeiro nível de prateleira, a STILL oferece agora selecionadoras de pedidos equipadas com a tecnologia iGo neo exclusiva. Isso transforma as empilhadeiras em dispositivos individuais e flexíveis que auxiliam o operador no que ele ainda faz de melhor, como a separação durante a coleta de pedidos. Como assistentes de ação independente, a OPX iGo neo segue seu operador de forma autônoma e sempre para na posição de coleta ideal, economizando assim o coletor em até 75% da energie de subir e descer, ao mesmo tempo reduzindo consideravelmente a distância que o operador tem que andar com carga.

A inteligência artificial integrada no veículo garante que o percurso e a velocidade sejam adaptados às respectivas condições. Além disso, o operador pode ajustar manualmente a distância de separação até o rack e também determinar em qual de no máximo quatro posições de palete o veículo deve parar.

Nenhum WiFi é necessário para operar esses veículos e nenhum esforço de instalação é necessário para instalar o sistema, como a programação de rotas ou a adaptação do ambiente do armazém.

"Para empresas que já otimizaram amplamente seus processos, a OPX iGo neo oferece uma maneira inteligente de aumentar a produtividade na separação horizontal de pedidos e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de trabalho de seus funcionários", explica Erik Düwel, Diretor de Aplicativos Avançados de Gerenciamento de Produto da STILL. “Empresas que ainda têm potencial de otimização de processos costumam atingir um aumento muito maior de eficiência”.

Peter Kaleck, gerente de operações da Metro Logistics GmbH em Marl, afirma: "Usar a OPX iGo neo em nossa maior unidade da Metro Logistics GmbH é extremamente eficiente, pois temos corredores de coleta muito longos de mais de 100 metros e coleta 100% manual. Em testes iniciais, já medimos aumentos de desempenho de 10 a 15% e temos certeza de que podemos alcançar aumentos ainda maiores em outras áreas com menos situações de congestionamento ".

Confiável e segura com tecnologia de ponta

A OPX iGo neo interage de forma confiável com o operador graças à moderna tecnologia de sensores de última geração e à tecnologia de comunicação refinada. Antes de iniciar o trabalho, o operador conecta via rádio um controle remoto ao veículo, que só precisa transportar consigo e é rastreado por dois sistemas ao mesmo tempo - por meio do sistema de rastreamento híbrido. Isso permite que o operador se concentre totalmente em seu trabalho, o que minimiza os erros de separação e aumenta a produtividade. O sistema de rastreamento híbrido, único no mercado, combina a precisão e o desempenho do rastreamento de movimento com localização estável via rádio. Isso garante o reconhecimento confiável e o rastreamento da posição do operador em todos os momentos - mesmo durante o Z-picking e com altos volumes de tráfego no corredor do rack.

Como alternativa ao controle remoto, com o qual o operador pode controlar as funções mais importantes do veículo, estes também podem ser ativados através dos painéis de botões na lateral do veículo. A mudança para operação manual ocorre automaticamente quando o operador monta a plataforma do motorista.

Para máxima segurança, um conceito de segurança multinível protege pessoas, equipamentos de armazenamento e carga. Um sistema de proteção de pedestres (PPS) e sensores de rastreamento de movimento detectam todos os objetos dinâmicos e estáticos em um raio de até 15 m e, em conseqüência, permitem uma reação situacional segura aos obstáculos. O veículo é, portanto, capaz de contorná-los por conta própria. Além disso, o sistema detecta automaticamente os corredores transversais e as extremidades dos corredores e diminui a velocidade do veículo suavemente ao se aproximar deles. A OPX iGo neo só passa por tais cruzamentos após a confirmação do operador. A proteção adicional é fornecida por uma câmera frontal 3D opcional, que detecta de forma confiável obstáculos em toda a altura do veículo. As unidades de sinalização de LED garantem excelente visibilidade do veículo autônomo e também indicam em qual modo ele está ou qual linha de prateleira está seguindo no momento.

"Ergonomia, prevenção de acidentes e otimização de desempenho são extremamente importantes para nós", explica Kaleck. “É por isso que estamos constantemente em busca de novas tecnologias como a OPX iGo neo, que não só evita acidentes, mas também permite um fluxo ergonômico de movimento para a selecionadora de pedidos, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho”.

Quatro modelos para diferentes tipos de aplicação

A fim de fornecer a selecionadora de pedidos certa para cada aplicação, a STILL OPX iGo neo está disponível em quatro modelos diferentes. Isso permite que as mercadorias sejam içadas a uma altura de trabalho ideal e, assim, uma coleta de pedidos especialmente amigável, mesmo em até dois paletes europeus. Trabalhar em espaços confinados e transportar mercadorias longas também não é mais um problema, graças à grande variedade de modelos disponíveis.

Além disso, todos os modelos podem transportar paletes extragrandes ou carrinhos de até 1.000 mm. Eles podem ser equipados opcionalmente com uma bateria de íon-lítio sem manutenção para carregamento rápido e temporário, alta disponibilidade e longa vida útil da bateria.