13.02.2020

De veículos inteligentes a processos logísticos totalmente automatizados

" Dirigimos veículos automatizados " - Automação inteligente de fluxos de materiais com a linha de produtos STILL iGo.

Hamburgo, 12 de fevereiro de 2020 - Mais e mais empresas começaram a olhar para o tema da automação como parte de sua intralogística. As razões para isso vão desde a necessidade de aumentar a eficiência e reestruturar os processos até a falta de pessoal no armazém. Como resultado, a variedade e o mercado de soluções automatizadas de intralogística estão crescendo continuamente. No entanto, nem toda inovação tecnicamente complexa é apropriada para todas as tarefas do ponto de vista econômico. A STILL ajuda as empresas a evitar que se percam no labirinto de ofertas complexas da indústria 4.0 e as acompanha passo a passo desde a análise de potencial até o desenvolvimento e implementação do conceito.

Com 100 anos de experiência em intralogística e veículos elétricos, bem como 30 anos de automação, a STILL é a parceira especialista para projetos de automação intralogística. Para cada cliente, os especialistas da STILL desenvolvem uma solução feita sob medida para a empresa. Isso varia de otimização de processos e planejamento de armazém a consultoria de automação. O grau de automação é determinado pelos processos do cliente. Para tal, o potencial é primeiro analisado e, em seguida, o nível adequado de automação é determinado em estreita cooperação com o cliente, seguido de um processo passo a passo - manual, semiautomático, totalmente automático - dependendo do que é mais adequado em cada caso.

"Junto com nossos clientes, analisamos o fluxo de materiais e determinamos os requisitos e condições gerais para encontrar a melhor tecnologia e o nível certo de automação para eles. Aqui é de grande importância que a solução corresponda aos processos de negócio e aos futuros requisitos da intralogística. Além do amplo portfólio da STILL de empilhadeiras clássicas, sistemas de assistência de suporte e veículos autônomos e automatizados, oferecemos uma solução de sistema completa, incluindo planejamento, planejamento de projeto, todos os componentes necessários, implementação e conceitos de serviços individuais ", explica Noë van Bergen , Chefe de soluções automatizadas da STILL GmbH.

Implementação passo a passo de soluções preparadas para o futuro

Como um primeiro passo para a automação, a STILL oferece uma ampla gama de sistemas de assistência ao operador e funções para suas empilhadeiras. As tarefas individuais são transferidas do operador para o sistema de assistência ao operador com o objetivo de melhorar a segurança e o desempenho de manuseio, bem como aliviar o esforço do operador. Um exemplo disso é o sistema de navegação STILL iGo Pilot que direciona automaticamente o veículo para um destino previamente inserido ou um destino transferido do sistema de gerenciamento do armazém assim que a alavanca de tração é ativada. O sistema é especialmente útil em armazéns com corredores estreitos com alturas de armazenamento de 18 metros. Para máxima produtividade, a empilhadeira de corredor estreito é automaticamente navegada para o palete desejado por meio da rota ideal.

Outra etapa intermediária para processos totalmente automatizados é o assistente autônomo. Dispositivos individuais e flexíveis que auxiliam o usuário no que ele ainda faz de melhor, como a coleta durante o picking de pedidos. Um exemplo disso é a STILL OPX iGo neo. Uma selecionadora de pedidos que pode facilmente se orientar em qualquer topologia de armazém, interagindo com o operador e acompanhando-o a cada passo. A integração com os sistemas de software do cliente não é absolutamente necessária. Isso o torna um sistema independente e autônomo.

O mais alto nível de automação STILL é formado por empilhadeiras totalmente automatizadas como sistemas de veículos guiados automatizados (AGVs) com os quais todos os processos de fluxo de material podem ser automatizados desde o recebimento de mercadorias, armazenamento, armazenamento em buffer, separação de pedidos, fornecimento de produção e descarte até a saída de mercadorias. A família iGo systems oferecida pela STILL combina uma ampla gama de veículos padrão automatizados e vários tipos de navegação modernos, oferecendo soluções personalizadas para qualquer arquitetura de depósito. O software iGo cuida do controle do veículo e da regulação do tráfego, garantindo a utilização eficaz da frota e monitorando todos os níveis de carga da bateria. As tecnologias de navegação de última geração permitem a movimentação segura e independente dos veículos no armazém. Equipar os veículos com sistemas de proteção de pedestres e tecnologia de sensores adequada garante a máxima segurança e garante o reconhecimento preciso do palete. Graças à produção industrializada de veículos em série automatizados e kits de automação padronizados com componentes, controles e interfaces idênticos, que transformam veículos em série em AGVs no menor tempo possível, projetos de automação podem ser implementados rapidamente.

Além disso, com o iGo insights, a STILL oferece uma ferramenta baseada em nuvem para a avaliação dos dados disponíveis, que filtra correlações da abundância de informações de processo coletadas ao longo de vários meses e deriva recomendações concretas para ação sobre como otimizar a disponibilidade e o desempenho de seu sistema . O iGo insights usa o princípio de aprendizado de máquina para melhorar o desempenho do sistema. Todos os dados coletados pelo sistema de controle AGV durante um longo período de tempo são carregados na nuvem para análise e podem ser acessados ​​online por meio de um portal da web criptografado. Com base nesse histórico de dados, o software reconhece estruturas, calcula probabilidades e permite que ações proativas sejam tomadas - por exemplo, no que diz respeito ao agendamento de manutenção ou reparos.

Noë van Bergen: "Tornamos a automação de veículos acessível e vantajosa para todos os nossos clientes STILL. Na Feira de Hanover, apresentaremos nossa linha completa de empilhadeiras em série automatizáveis ​​sob o lema 'Nós operamos veículos automatizados'."

Os visitantes também podem esperar mais uma inovação global na área de empilhadeiras elétricas, que será apresentada pela primeira vez na feira. Os visitantes interessados ​​encontrarão a STILL na Feira de Hanover, de 20 a 24 de abril de 2020, no hall 2, estande C22.