12.03.2020

Turbinas eólicas - as empilhadeiras STILL mantêm o fornecimento de energia em funcionamento.

Indústria: Logística de peças sobressalentes para turbinas eólicas 

Empresa: Provedora líder mundial de serviços de logística global. Mais de 2.000 endereços e 75.800 funcionários em todo o mundo.

Desafio: Serviço central e armazém de peças de reposição dos parques eólicos da Siemens Gamesa com uma variedade de até 30.000 artigos ou 16.000 locais de armazenamento.

Solução: Consultoria de frota, frota de empilhadeiras diversas. Integração SAP WMS. Frota de aluguel para cobertura flexível de picos de pedidos.

Produtos STILL: STILL FM-X empilhadeiras elétricas retráteis, STILL RX 20 e RX 60 empilhadeiras elétricas, manutenção individual e conceito de serviço.

Onde quer que os fluxos de materiais e informações sejam coordenados e sincronizados, uma ampla gama de melhorias para os processos de armazenagem geralmente é aberta. Para o negócio de logística de peças sobressalentes das turbinas eólicas da Siemens Gamesa Renewable Energy, o provedor de serviços de logística Schenker Deutschland AG também comprou modernas empilhadeiras da especialista em Hamburgo, STILL. As empilhadeiras confiáveis ​​e o equipamento robusto de tecnologia de armazenamento garantem a máxima flexibilidade na coleta de itens de diferentes tamanhos, pesos e volumes.

A Schenker assume o negócio de peças de reposição para turbinas eólicas. A Siemens Wind Power e a Gamesa combinaram seus negócios eólicos em 2017 para projetar em conjunto o cenário de energia. Com capacidade instalada de 75 gigawatts em todo o mundo e 27.000 funcionários, a Siemens Gamesa Renewable Energy está representada em mais de 90 países com turbinas eólicas onshore e offshore. Para garantir que as turbinas eólicas não parem por falta de peças de reposição, o prestador de serviços de logística Schenker foi encarregado pela Siemens para os serviços e logística de peças de reposição. Dessa forma, a empresa conseguiu minimizar seus próprios estoques e reduzir o montante de capital vinculado. A Schenker já ganhou uma experiência considerável neste negócio, uma vez que a empresa de logística terceirizada tem operado com sucesso um armazém de serviços para 30 turbinas eólicas da Vestas Wind Systems perto de Leipzig por algum tempo.

Armazém central para peças sobressalentes da Siemens Gamesa

A Schenker montou o novo armazém central para o negócio mundial de serviços e peças de reposição das turbinas eólicas da Siemens Gamesa em Gallin, Mecklenburg, Alemanha. A própria Siemens Gamesa organiza as entregas. Até 30.000 artigos estão listados na imensa variedade. Cerca de metade da variedade são artigos maiores, como geradores, caixas de engrenagens ou eixos de transmissão. Eles estão localizados em paletes no sistema de prateleiras. Um total de 16.000 vagas de estacionamento estão disponíveis. Benjamin Hensen, consultor de vendas da STILL para Mecklenburg Vorpommern: „Comparado a um armazém especial e sistema de transporte, os picos de pedido em tal armazém podem ser processados ​​de forma mais flexível e dinâmica com uma frota de empilhadeiras“.

Frota flexível de empilhadeiras garante processos ideais no armazém

Na análise precisa, não só os veículos foram considerados, mas também os processos de armazenamento na entrada de mercadorias, expedição, armazenamento de paletes, transporte e gerenciamento de pequenas peças, resultando em um conceito de frota sob medida para as necessidades da Schenker. Christoph Schultze, Gerente de Logística no armazém central: „Com a frota de empilhadeiras STILL, não recebemos apenas novos veículos, incluindo manutenção e serviço. A frota também é escalonável graças às empilhadeiras contratadas adicionalmente. Isso nos permite reagir com flexibilidade aos picos de pedidos. “Sergei Terechow, Gerente de Contas STILL responsável pela Schenker Alemanha, acrescenta:“ Graças à nossa grande e diversificada frota de empilhadeiras, quase sempre temos as empilhadeiras certas em oferta ”. Quatro empilhadeiras FM-X 17 no sistema de estantes de paletes de oito metros de altura garantem a precisão do mais alto nível nos processos de armazenamento. O alto desempenho de manuseio é obtido pelo transporte rápido com três empilhadeiras patoladas EXD-SF 20 de deck duplo. Essas empilhadeiras inteligentes têm uma plataforma suspensa com amortecimento de ar e vão até 10 km/h. Ronny Hergaß, líder da equipe de separação em armazém, acrescenta: „Até 600 posições são possíveis com uma operação de separação. Os pedidos são transferidos pelo SAP WMS da Siemens Gamesa para os dispositivos móveis de aquisição de dados em tempo real. O SAP leva em consideração a altura de aderência limitada dos separadores ao separar com os equipamentos EXD “. Uma selecionadora de pedidos OPX 20 foi recentemente adicionada à frota. Com o volante EASY Drive, é possível dirigir, elevar e manobrar simultaneamente sem se mover. Este versátil é usado principalmente para transportes longos. Dez unidades de perfilamento EXV Basic são usadas para otimizar o uso do espaço de armazenamento na entrada e no envio de mercadorias. Três empilhadeiras RX 20-16 garantem o máximo manuseio durante o carregamento e descarregamento dos caminhões. A frota é complementada por transpaleteiras manuais equipadas com balanças da STILL. Devido à escalabilidade e flexibilidade da frota de empilhadeiras, 250 paletes já são armazenados todos os dias.

Limpa, poderosa, ergonômica e confiável

Graças ao seu poderoso acionamento elétrico, a RX 60-60 levanta cargas de até seis toneladas com mínimo impacto ambiental e alto desempenho de manuseio. Esta empilhadeira é utilizada para movimentar peças de reposição com peso de até cinco toneladas. Os exemplos são rolamentos de esferas pesados ​​para as turbinas eólicas Siemens ou tambores de cabos volumosos para os cabos de energia de uma turbina eólica offshore de oito megawatts. Todos os tipos de veículos STILL têm uma entrada confortável e uma ergonomia muito boa. Ronny Hergaß confirma: „Os operadores se sentem muito confortáveis ​​na operação. Este também é um motivo importante para o alto rendimento no armazém. “Christoph Schultze acrescenta:„ Estamos muito satisfeitos com as empilhadeiras ​​da STILL. Todas as operações são realizadas sem problemas “. O gerente de logística também gosta do serviço rápido e direto da STILL. Os tempos de resposta dos técnicos de serviço são curtos e os trabalhos de reparação são executados rapidamente.

Resultado

Com centros de distribuição regionais e especialização em serviços de logística, como frete aéreo, a Schenker pode gerenciar de forma rápida e eficiente os fluxos de aquisição do fornecedor até a localização do cliente. Com o serviço central e o armazém de peças de reposição em Gallin, os parques eólicos da Siemens Gamesa também são supridos aos clientes no prazo, garantindo assim o fornecimento de energia. A frota de empilhadeiras da STILL, que é adaptada às necessidades da Schenker, garante o máximo de flexibilidade e é o pré-requisito para uma entrega transparente, rápida e, portanto, econômica.