22.02.2021

Automação com valor agregado: a STILL automatiza os processos de logística na Tarkett

Setor: Soluções para pisos
Empresa: Líder de mercado internacional com aprox. 12.500 funcionários em 36 locais de produção e distribuindo 1,3 milhões de m2 de pisos todos os dias.
Desafio: Maximizar a segurança e otimizar a logística interna no novo site em Waalwijk.
Solução: Implementação de um armazém de corredor muito estreito totalmente automatizado com transpaleteiras automatizadas com sistemas STILL EXV iGo e sistemas STILL MX-X iGo de empilhadeiras para corredores muito estreitos e todos os sistemas de estantes.

Em 2020, a Tarkett, líder de mercado internacional em soluções inovadoras para pisos, adquiriu um novo centro de distribuição em Waalwijk, Holanda. Os processos de logística no novo edifício foram totalmente automatizados ao máximo com a ajuda dos sistemas STILL iGo. “Nossas operações são mais seguras, confiáveis ​​e eficientes”, enfatiza o gerente da cadeia de suprimentos, Michiel van Trijen.

Com aprox.12.500 funcionários em 36 locais de produção, a Tarkett distribui diariamente 1,3 milhão de m2 de revestimentos para pisos para setores como hospitais, escolas, residências, hotéis, escritórios e instalações comerciais em todo o mundo. Desde a aquisição da Desso em 2015, a empresa agora também possui sua própria unidade de produção na Holanda, incluindo uma unidade de produção de carpetes em Waalwijk. Em grande parte, esses carpetes em placas são armazenados automaticamente no novo centro de distribuição, onde são preparados para envio ao cliente.

Absolutamente essencial
“Esta etapa foi absolutamente essencial para tornar nossos processos mais seguros”, afirma Michiel van Trijen, Gerente de Cadeia de Suprimentos EMEA da Tarkett. “Faltava visibilidade no antigo armazém. Geralmente era muito agitado e isso poderia levar a situações inseguras. Definitivamente superamos nosso espaço. ”
No antigo local, a Tarkett tinha espaço de armazenamento para 1 milhão de m2 de ladrilhos. Durante os períodos de pico, no entanto, os requisitos de armazenamento da empresa eram frequentemente duas vezes maiores. Os ladrilhos de carpete foram armazenados em seu local de produção em Dendermonde na Bélgica e em um depósito externo. Isso criou um manuseio adicional e, como tal, um maior risco de atrasos e redução da confiabilidade da entrega. Os quilômetros de transporte adicionais também tiveram que ser cobertos, o que não era exatamente compatível com a visão de sustentabilidade da Tarkett. “Em suma, havia muitos motivos para avaliar se isso não poderia acontecer de maneira mais segura, confiável e eficiente”, resume Van Trijen.

Sustentabilidade em Waalwijk
Considerando a escassez no mercado de trabalho que torna difícil encontrar funcionários adequados e retê-los, especialmente em um ponto importante de logística como Waalwijk, rapidamente ficou claro que a automação poderia ajudar a empresa a realizar grande parte de seus desejos e necessidades.

No entanto, a Tarkett não tinha o conhecimento necessário dentro da própria organização para concretizar esse projeto de automação. A empresa chamou Groenewout com seu conhecimento especializado e experiência e contratou a empresa de consultoria para realizar um estudo de localização e viabilidade para o projeto logístico do novo centro de distribuição.

No total, foram desenvolvidos cinco cenários, dos quais um armazém automático de corredor muito estreito em Waalwijk surgiu como a melhor e mais adequada solução. O novo centro de distribuição, que foi construído pela Prologis, cobre 26.000 m2, dos quais mais da metade (14.000 m2) é alugado pela Tarkett. O edifício obteve um certificado de sustentabilidade BREEAM "muito bom" e também é certificado como um "Edifício WELL". O local também fica a apenas alguns passos do local de produção da Tarkett.

“A distância entre o nosso centro de produção e distribuição é mínima, o que limita os quilômetros de transporte e significa que podemos fazer o transporte entre os dois locais nós mesmos. Graças ao terminal elétrico que encomendamos, em breve isso será feito de forma sustentável ”, afirma Van Trijen. Além disso, mais uma vez, decidir sobre Waalwijk significava que a maioria dos funcionários poderia ser mantida.

Armazém de corredor muito estreito totalmente automatizado
Um perfil de requisitos para soluções logísticas foi criado com base na análise dos dados. A decisão final foi tomada em favor de uma solução da STILL, que forneceu e implementou um armazém de corredor estreito totalmente automatizado. Como parte deste conceito, as empilhadeiras automatizadas produzidos em série por meio dos sistemas STILL iGo assumem continuamente o armazenamento, recuperação e transferência de paletes. Van Trijen: “Nossos carpetes em placas são ideais para manuseio automático. Bem embalados em caixas pesando cerca de 20 kg, os ladrilhos (50 x 50 cm) são empilhados em paletes retos e bonitos. Devido ao tamanho dos ladrilhos, utilizamos também paletes especiais com as dimensões 108 x 108 cm. O centro de distribuição foi construído totalmente de acordo com nossas necessidades e dimensões. ”

Depois de entrar no centro de distribuição, os paletes são digitalizados e, em seguida, são disponibilizados para o nosso sistema de gerenciamento de armazém.
Um sistema STILL EXV iGo automatizado transmite o controle da forma e, em seguida, transporta os paletes para o ponto de transferência desejado na área do rack. Aqui, os paletes são assumidos pelos sistemas automatizados STILL MX-X iGo de empilhadeiras de corredor muito estreito e são armazenados no local fornecido pelo sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Até o processo de separação é totalmente automatizado.

Centro de distribuição como um modelo a seguir
No total, a STILL forneceu seis empilhadeiras automatizadas produzidas em série iGo systems: três empilhadeiras MX-X de corredor muito estreito e três transpaleteiras EXV de alta elevação. As empihadeiras automatizadas também podem ser operadas manualmente, se desejado. Além das transpaleteiras automatizadas e de corredores muito estreitos, a STILL também forneceu uma empilhadeira retrátil FM-X e três patoladas elétricas EXU-S para carga e descarga

Até mesmo os racks foram fornecidos pela STILL. O novo centro de distribuição tem 21 corredores, dos quais apenas dois são operados manualmente com a empilhadeira retrátil STILL FM-X. “Aqui, armazenamos tamanhos de paletes não padrão e itens de nossas empresas irmãs, por exemplo, laminado, para que possamos cumprir prazos de entrega curtos para esses itens ”, diz Van Trijen.

A solução fornecida pela STILL oferece à Tarkett alta densidade de armazenamento e espaço para 18.000 paletes. Como o processo agora é automatizado ao máximo possível, a segurança aumentou significativamente. Há menos movimentos de transporte manual no chão e uma separação física clara entre as rotas de condução e as passarelas. Essa clareza garante segurança.
“A economia esperada também se concretizou”, diz Van Trijen. Além disso, a confiabilidade também aumentou graças à automação. Há menos erros e os processos estão sendo executados de maneira mais eficiente - “otimizações essenciais para permanecer líder em um mercado altamente competitivo”, afirma o Gerente da Cadeia de Suprimentos.

O centro de distribuição Waalwijk agora serve como modelo para outros locais da Tarkett. Planos iniciais para automação adicional dentro do grupo já foram feitos. A organização espera iniciar um segundo projeto de automação somente neste ano.