História


Apresentamos a história da STILL, para lançar luz sobre as linhas de desenvolvimento da nossa empresa. Essas linhas de desenvolvimento têm guiado a STILL desde a sua fundação até ser o grupo líder de empresas fornecedoras de soluções intralogísticas a nível mundial.

Aqui você pode baixar o livro "STILL - A História" em formato pdf:


Forte e independente - Mais de 100 anos STILL

Até agora, nossos clientes têm se beneficiado da confiabilidade de nossos produtos e serviços por mais de 100 anos. Começamos reparando motores, desenvolvemos geradores móveis e nos tornamos um dos principais fornecedores de serviços completos para intralogística.

Oferecemos um conceito abrangente para intralogística gerenciando a troca de informações entre empilhadeiras e todos os sistemas relacionados. Nossa abordagem holística visa uma interação eficiente de todos os componentes envolvidos na intralogística, incluindo mão de obra.

Qualidade e rapidez no atendimento da STILL garantem alta disponibilidade. Nossos produtos são fáceis de usar e, portanto, economizam tempo de operação. Ao analisar o fluxo de materiais e informações de nossos clientes, somos capazes de oferecer soluções perfeitamente adaptadas a qualquer demanda individual.

Ideias inovadoras e inteligentes nos ajudam a cumprir a responsabilidade que temos com o meio ambiente. O programa de economia de energia Blue-Q, por exemplo, permite economizar entre 10% e 20% da energia que uma empilhadeira consome sem afetar sua eficiência.

Nossa equipe competente está sempre pronta para ajudá-lo. Os relacionamentos pessoais são a base de um longo relacionamento comercial.


2000: Renovação - STILL se posiciona como uma marca premium.

O crescimento contínuo dos últimos anos e a expansão para novos mercados como tal foi um sucesso empresarial, mas também gerou novas exigências. Por ser uma empresa globalizada, a STILL teve de enfrentar cada vez mais os desafios de um mercado globalizado. Por isso, a STILL decidiu remover os pontos fracos que havia reconhecido e fazer valer os pontos fortes existentes.

Na virada do milênio, a STILL iniciou um programa de investimento de vários milhões de euros para otimizar as estruturas de produção na sede em Hamburgo e para melhorar ainda mais o setor de serviços, que já estava funcionando bem. Paralelamente, a STILL aumentou sua produção internacional e capacidade de vendas através da aquisição de operações correspondentes. Essas atividades foram acompanhadas por medidas internas de garantia da qualidade e pelo desenvolvimento forçado de produtos e serviços altamente inovadores. Novos veículos foram desenvolvidos, estabelecendo novos padrões em termos de economia, qualidade e desempenho. Além disso, a STILL estabeleceu um conceito de serviço que oferece ao cliente um escopo de arranjos individuais ainda não vistos - o PartnerPlan.

No âmbito do rejuvenescimento interno, o perfil externo da empresa também foi aguçado. A STILL era cada vez mais reconhecida como uma marca premium globalmente posicionada, não apenas com uma grande variedade de veículos, mas também com serviços e soluções extraordinariamente inovadores para o fluxo de materiais. Devido à mudança de uma mera operação de produção para um fornecedor de soluções intralogísticas completas, a STILL pôde conquistar uma posição de liderança na Europa fornecendo controle de processos intralogísticos.

No entanto, apesar de sua grande capacidade de adaptação, a STILL mantém suas tradições. Clientes, fornecedores, colaboradores e associados podem, portanto, confiar nos valores básicos e nas intenções, conforme definidos na filosofia da empresa, que ainda se aplicam a história do nosso centenário. Hoje, assim como amanhã, a STILL se compromete com o princípio: “queremos ser um benefício para todos os que estão conosco”.


1990: O presente - despertando no Oriente

O início dos anos 90 foi, em grande parte, dedicado à expansão no leste. A desintegração do bloco oriental até então monolítico, a unificação alemã e a formação de novas democracias reformistas abriram novos mercados de vendas

Desde o início, a STILL tem como objetivo relacionamentos de longo prazo, estáveis ​​e de confiança com nossos clientes e parceiros do Leste. Essa postura básica foi uma das condições essenciais para nossa ascensão à liderança de mercado nos antigos estados da Alemanha Oriental.

A pedra fundamental para a construção no Oriente foi lançada em 1990 com o estabelecimento de um escritório de vendas em Leipzig - logo seguido por subsidiárias na Hungria (1992), República Tcheca (1993) e Polônia (1995). Nesse ínterim, links foram criados até a Rússia. O mercado oriental tornou-se um forte suporte. O caminho para o futuro da STILL foi facilitado.

Com uma linha de produtos voltada para as necessidades da indústria, que vai de empilhadeiras ​​a equipamentos de armazenamento, e um total de 12 empresas estrangeiras e uma rede de serviços em todo o mundo, a STILL hoje se tornou sinônimo de confiabilidade e qualidade.

A STILL e seus trabalhadores continuarão em seu caminho e em direção ao futuro seguindo o lema do fundador da empresa, Hans Still:

" A solução para os problemas individuais de transporte é o nosso trabalho. No desenvolvimento de novas técnicas de transporte, nosso objetivo é atender às necessidades de amanhã, hoje. "


1980: O primeiro bilhão - Sob a influência da retomada

Desde o início dos anos 70, registrou-se um crescimento extraordinário no volume de vendas. Em 1971, o volume de vendas foi de 200 milhões de marcos alemães. Em meados da década de 80, esse valor praticamente triplicou e, em 1989, ultrapassou a barreira de 1 bilhão de marcos.

O sucesso de vendas refletido no volume de negócios foi acompanhado por medidas de racionalização, aumentos de produtividade e importantes investimentos de forma a proporcionar uma base sólida para salvaguardar o rápido crescimento.

Uma das ações realizadas foi a criação de uma nova oficina de treinamento e a construção de um novo prédio para a área de Desenvolvimento e Design.


1970: Progresso - Quem oferece inovações deve usar inovações.

Quando o primeiro computador IBM foi lançado em 1970, ninguém poderia ter previsto quão grande seria o impacto da tecnologia da computação na indústria e na sociedade. Mas a nova tecnologia oferecia novas possibilidades e em uma empresa como a STILL, que por sua vez oferecia novas ideias, a porta sempre foi mantida aberta para novas possibilidades.

A STILL faz uso de avanços técnicos sempre que isso parece sensato. Assim, em paralelo com os computadores, as primeiras máquinas totalmente automáticas foram instaladas em produção. Na organização do horário de trabalho, a STILL também está experimentando novos conceitos: ao introduzir o horário flexível em 1972, a STILL ofereceu aos seus funcionários mais liberdade individual para tomar decisões e mais responsabilidade pessoal.

Mas a STILL não apenas fez uso do progresso, mas também o impulsionou ativamente. Com produtos inovadores, novos padrões foram sendo estabelecidos para a indústria de empilhadeiras. Isso começou logo após a decisão de construir empilhadeiras com a suspensão de roda única, patenteada em 1948, e certamente não terminou em 1983 com a primeira empilhadeira de acionamento híbrido do mundo - o poder inovador da STILL continua até os dias atuais.

Na década de setenta, a STILL deu mais um exemplo de seus pontos fortes inovadores: o " mastro de visão clara ". Investigações científicas mostraram que este novo desenvolvimento melhorou consideravelmente a segurança e a facilidade de operação das empilhadeiras.

Os engenheiros de design e desenvolvimento da STILL também trabalham intensamente em soluções para proteger o meio ambiente. Desde 1974, as emissões de escapamento de empilhadeiras com motor foram reduzidas tanto que os requisitos estritos do chamado teste de três estágios da Califórnia foram atendidos.

O progresso da STILL nunca foi um fim em si mesmo. Os benefícios para o cliente estarão sempre na vanguarda. Este princípio básico foi recompensado e levou a um maior crescimento. Em 1979, o número de funcionários aumentou para cerca de 2.500.


1960: Transformação - Como uma Fênix das cinzas

O incêndio na oficina de montagem (1961) destruiu dois meses de trabalho em algumas horas. Felizmente, nenhuma vida humana foi perdida.

Em vez de desmotivar, as chamas furiosas realmente pareciam ter incendiado os funcionários STILL. Em pouco tempo, a produção pôde recomeçar em instalações alugadas e, apenas alguns anos depois, uma nova e moderna oficina de montagem foi construída no local das ruínas fumegantes deixadas pelo fogo. O fogo ficou como um símbolo do início de um tempo de renovação e transformação para STILL.

Já em 1960 decidiu-se modernizar e ampliar as obras. Novos edifícios foram planejados para a fabricação de caminhões e para a produção de interruptores. Além disso, um novo prédio de escritórios deveria ser criado e um aquecimento centralizado e fornecimento de energia erguido. Em 1964, esses projetos de construção estavam concluídos e a STILL conseguia entrar na segunda metade dos anos 60 com muito mais força e eficiência do que o grande incêndio do início da década teria levado a supor. As mudanças no edifício também contribuíram para dar um aspecto moderno à empresa.

A logomarca da empresa com a qual a STILL se apresentou para o exterior também foi atualizada. Até 1968 a marca era caracterizada por um " S " simbolizando um flash elétrico. A ideia partiu do fundador da empresa e se referia à produção original, com foco em maquinários elétricos. Após 1969, porém, este ramo de produção foi totalmente substituído pela fabricação de veículos. A primeira adaptação do logotipo da empresa em linha com a gama de fabricação alterada veio da fusão com a fábrica de máquinas Esslingen.

Um novo logotipo, “SE Vehicle Works GmbH” surgiu e durou oito anos, sem o simbolismo elétrico. O logotipo definitivo da empresa sob o qual a STILL é conhecida hoje foi desenvolvido em 1976: STILL GmbH.


1950: Mercados mundiais - A qualidade não tem fronteiras.

Como país, a Alemanha trabalhou com entusiasmo para realizar um milagre econômico e, no início dos anos 50, foi novamente capaz de oferecer produtos de alta qualidade para exportação para um mundo atônito. O termo "Made in Germany" ganhou uma boa reputação mais uma vez. A STILL estava entre as empresas cujos produtos despertavam interesse no exterior. Com as empilhadeiras recém-desenvolvidas, eles tiveram sucesso em entrar nos mercados de exportação. As forças de ocupação britânicas foram as primeiras de quem a STILL recebeu uma importante encomenda. Em 1950, eles encomendaram 60 empilhadeiras elétricas EWL 1500.

Os negócios no exterior eram parte da tradição da empresa para a STILL. Já em 1924, apenas quatro anos após a fundação da empresa, a STILL estava representada na Feira de Exportação de Leipzig com suas estações de luz e motores elétricos. Naquela época, a rede elétrica ainda era muito fina no solo, razão pela qual plantações remotas em países tropicais precisavam de suas próprias usinas geradoras. A STILL as forneceu para todos os cantos do mundo.

A tentativa de se abrir aos mercados mundiais continua sendo um assunto importante para a empresa até os dias de hoje. Em 1951, a STILL expôs na Feira de Copenhague na vizinha Dinamarca e, talvez por isso, foi considerada pelo público como uma empresa aberta ao mundo. Em qualquer caso, no mesmo ano, a imprensa de Hamburgo apresentou uma grande reportagem pictórica com a frase de efeito, "STILL em todo o mundo".

Os pedidos da German Railways provaram ser benéficos para os negócios de exportação. Eles instalaram pela primeira vez carrinhos elétricos e empilhadeiras STILL (1949) e, com isso, fortaleceram a decisão de outras ferrovias de equipar-se da mesma forma com os produtos STILL recém-desenvolvidos. As ferrovias italianas começaram a usar a STILL em 1954, logo seguidas pelas ferrovias dos países do Benelux e, junto com outras, em 1959 um pedido foi recebido da Japanese Railways. Essas grandes encomendas de exportação significaram duas coisas para a STILL: por um lado, a recuperação e uma nova ascensão após os anos difíceis da década de 1940 e, por outro lado, uma nova direção voltada para o futuro foi tomada com a nova filial de fabricação de "empilhadeiras". Já em 1954, essa divisão estava ultrapassando o negócio estabelecido de maquinário elétrico.


1940: Tempos turbulentos - os produtos STILL se movem.

A primeira metade dos anos quarenta foi marcada pela Segunda Guerra Mundial e ninguém na Alemanha permaneceu incólume por este período.

A empresa STILL continuou a produzir equipamentos geradores e a capacidade de produção foi continuamente ampliada. No início de 1945, a força de trabalho da empresa havia crescido para quase 1.500 pessoas e a produção praticamente triplicou. Mas, após o colapso do pós-guerra, a reconstrução começou com uma força de trabalho reduzida para apenas 500 funcionários.

Quase metade da área de produção estava em ruínas e no início a STILL teve que se manter acima da água, consertando motores elétricos e transformadores. Em julho de 1945, porém, o desenvolvimento de novos produtos já havia começado. Um grupo de projetos de dois homens "Vehicles" foi criado e no ano seguinte já estava apto a apresentar o "Trole elétrico EK 2000". Este veículo de transporte movido a eletricidade com capacidade de 2 toneladas introduziu uma mudança básica no foco da produção da STILL. A partir de agora a ênfase foi cada vez mais na mobilidade, na construção de empilhadeiras (a fabricação de áquinas elétrica foi totalmente abandonada em 1969).

Com o "EK 2000" novas ideias já estavam sendo colocadas em prática. O novo tipo de suspensão de roda única e direção do leme ganhou suas respectivas patentes em 1948 e 1952. Em 1947, o EK 2000 ganhou um cliente importante - a German Railways.

Com mais inovações, a retomada tornou-se visivelmente mais dinâmica: um trator de três rodas, o chamado "Mule-mobile" foi desenvolvido (1948), e apenas um ano depois eles puderam celebrar a produção do 100º "Mule-mobile". No mesmo ano (1949), o próximo produto novo surgiu: a primeira empilhadeira da STILL, a EGS 1000.

Não foram apenas seus produtos que a STILL tornou móveis, mas também seu Serviço. No final da década de 40, a STILL começou a usar suas próprias vans de serviço. O primeiro, um ônibus VW, foi adquirido em 1947. Desde então, a frota de serviços na Alemanha cresceu para cerca de 750 veículos. Em todo o mundo, existem mais de 1000.


1930: Pessoas e máquinas

São as pessoas que tornam uma empresa forte.

Os anos trinta também foram fortemente influenciados pela recuperação econômica. O equipamento gerador da empresa STILL fez seu nome. A primeira unidade, a Estação Matador Light, fornecia apenas 0,5 kW. Desde então, foi desenvolvida uma gama de modelos com base nele, oferecendo até 1,5 kW. Em 1933, geradores de até 10 kW foram desenvolvidos, mas isso ainda não era suficiente. No ano seguinte, começaram a ser produzidas as primeiras unidades móveis. A partir de 1935, eles se tornaram um elemento permanente da linha de vendas.

A STILL desenvolveu máquinas de alta qualidade que atendem às necessidades dos clientes. Este, entretanto, não foi o único motivo para um crescimento contínuo. Tão importantes foram (e ainda são) seus trabalhadores comprometidos, sua energia e sua riqueza de ideias.

Hans STILL, o fundador da empresa, estava ciente desse fato. Para ele, seus trabalhadores eram mais do que meros fatores de produção. Eles foram os criadores conjuntos do sucesso da empresa.

Em linha com essa visão, cuidar da força de trabalho e seus interesses tornou-se uma firme tradição. Já em 1934, os primeiros passeios da empresa estavam sendo feitas e o Natal era celebrado em comunidade. Outras inovações se seguiram nos anos seguintes: em 1935, sugestões de melhorias vindas da força de trabalho foram premiadas pela primeira vez. Além disso, foi organizado o serviço médico e disponibilizado um médico de trabalho. Três anos depois, os primeiros grupos esportivos corporativos foram formados e hoje ainda são uma parte popular das atividades da empresa.

Nos últimos anos também, ficou evidente que funcionários satisfeitos eram a base do sucesso comercial da empresa. Em 1940, o próprio Hans STILL fundou a "Sociedade de Ajuda de Emergência Hans STILL" registrada, que regularmente distribuía grandes somas aos funcionários e, seguindo essa tradição, uma pensão da empresa é paga hoje. Em 1941 surgiu uma biblioteca e a partir de 1943 os apartamentos próprios da empresa. Outro ponto de destaque na promoção de colaboradores é a formação de estagiários. Com os seus próprios centros de formação criados, a STILL lançava as bases para o elevado nível de escolaridade da força de trabalho.


1920: os anos do fundador

Em 1º de fevereiro de 1920, um jovem ganhou sua independência fundando uma pequena empresa de consertos de motores elétricos em Spaldingstrasse, Hamburgo. Hans Still era então um jovem de apenas 22 anos e cheio de energia. Tudo tinha que acontecer rapidamente - especialmente para seus clientes .

Ele ofereceu “assistência rápida”, confiabilidade e qualidade. O sucesso não demorou a chegar. A subida foi de tirar o fôlego. Além da reparação de motores elétricos, em 1920 também desenvolvia os seus próprios produtos. A estação de iluminação “Matador” foi a primeira, logo seguida por pequenos geradores portáteis (1924).

Além disso, a gama de produtos em oferta foi complementada por uma gama comercial de máquinas geradoras. A velocidade com que a jovem empresa cresceu fica evidente pelo número crescente de funcionários. No início, Hans Still tinha apenas dois funcionários, um enrolador de armadura e um montador. Esses três pioneiros logo precisaram de reforços. A cada ano, trabalhadores extras eram contratados. Já em 1924, a força de trabalho havia crescido para 20 funcionários; em 1937 eram mais de 500 e apenas dois anos depois, mais de 1000. Hoje a STILL emprega mais de 6.000 pessoas em todo o mundo.

Não demorou muito para que o negócio superasse suas instalações. Em 1927, a empresa mudou-se para instalações maiores na vizinha Wendenstrasse, mas também não puderam ficar lá por muito tempo. O crescimento continuou e muito em breve a capacidade estava novamente esgotada. Hans STILL teve que procurar um local que oferecesse espaço para expansão futura. Em 1932 foi encontrado: o local entre a Liebigstrasse e a paralela Berzeliusstrasse no distrito de Billbrook em Hamburgo. A sede da STILL ainda está lá até hoje.

Até sua trágica morte em 1952 (ele morreu junto com sua esposa em um acidente de carro), Hans Still estava no comando do negócio. Seu legado duradouro é a empresa STILL, continuando a operar de acordo com seus princípios, que uma vez descreveu como: "O padrão de trabalho, a viabilidade econômica dos produtos, manufatura cuidadosa e cobertura total de serviço são a base sólida para a qualidade STILL".

A STILL permanece fiel a esses princípios.