Aeroporto de Hamburgo testa tecnologia inovadora em empilhadeiras

STILL fornece dois rebocadores com células de combustível

O aeroporto de Hamburgo está testando dois rebocadores com células de combustível da STILL nas operações do dia a dia. Estudos mostraram que esses rebocadores podem assumir as tarefas dos veículos usados atualmente com motores de combustão interna, e isso contribui para o uso de energia regenerativa no futuro. A base para essa evolução foi a empilhadeira elétrica padrão R 07-25 da STILL. O aeroporto de Hamburgo pretende renovar sua frota de veículos para transporte de bagagens em longo prazo, e esse processo reduz a emissão de poluentes. O projeto de estudo "Hamburg Flughafen mit Wasserstoff (H2) unterwegs" ("Aeroporto de Hamburgo opera com hidrogênio (H2)") deve se estender por dois anos. Esses rebocadores com células de combustível são o primeiro passo para uma tecnologia de hidrogênio que pode ser adaptada a mais veículos posteriormente.

Sob a liderança da STILL, líder no fornecimento de controle inteligente para intralogística, que também tem sede em Hamburgo, os veículos são adaptados para operar com células de combustível, e esse sistema inovador de direção é desenvolvido, testado e adequado aos veículos. Os rebocadores da série R 07-25 são um bom ponto de partida para a adequação. A unidade de células de combustível utiliza o espaço normalmente ocupado pela bateria. As exigências para a STILL foram altas, porque a adaptação desse motor voltado para o futuro não admitia nenhuma perda de desempenho ou retrocesso funcional ao alterar as dimensões ou a distância do piso. Além disso, a operação é idêntica à dos rebocadores padrão. Outra exigência do aeroporto de Hamburgo era que os rebocadores tinham de ser apropriados para operar do mesmo modo em espaços fechados e ao ar livre. E, naturalmente, era preciso cumprir as normas de segurança aplicáveis da TÜV e as normas internas do aeroporto.

Para produzir e fornecer o sistema de células de combustível, a STILL iniciou uma parceria com a Hydrogenics GmbH de Gladbeck. A célula de combustível corresponde a um tipo PEM, ou seja, possui uma membrana de polímero separando o ânodo do cátodo. Células de combustível PEM utilizam hidrogênio como combustível. A estação para abastecimento de gás sob pressão e o próprio hidrogênio são fornecidos pelo parceiro de projeto, a Linde Gas Anwendungstechnik Hamburg.