News

Seguro, mais seguro, STILL

Os sistemas de controle de acesso, como o STILL FleetManager 4.x, ajudam a garantir que apenas usuários autorizados com os direitos apropriados possam operar uma empilhadeira. O acesso é confirmado por meio de cartão de dados, chip ou PIN. Além disso, vibrações excepcionais do veículo podem ser registradas e vários relatórios gerados.

Segurança desde o início: antes do início de cada turno, ou em intervalos definidos pelo usuário, os operadores confirmam a capacidade operacional do veículo com o Pre-Shift Check por meio do computador de bordo STILL EASY Control. As perguntas de segurança podem ser armazenadas individualmente aqui, assim como as restrições do veículo caso uma consulta mostre um resultado negativo.

Os sistemas de segurança baseados em rádio ajudam a evitar colisões entre veículos e com pessoas. Esses sistemas usam sensores de rádio bidirecionais para se comunicarem entre si e reagirem à aproximação de veículos com sinais de alerta visuais e acústicos e, se necessário, com intervenções de direção, como frenagem automática.

Sistemas de advertência visual, como o STILL SafetyLight e a luz da zona de advertência STILL, aumentam a segurança para todos os participantes no tráfego interno, projetando pontos de luz azul na frente e atrás da empilhadeira e faixas de luz vermelha à esquerda e à direita da mesma.

Ajudante inteligente para os operadores: o sistema de assistência Dynamic Load Control pode estimar as capacidades e pesos de carga com alta precisão e avisa os usuários no display e com um sinal de alerta quando a altura máxima de içamento se aproxima. Antes que seja ultrapassado, o processo de levantamento desliga-se automaticamente.

Viaje o mais rápido e seguro possível nas curvas: o Curve Speed Control regula automaticamente a velocidade do veículo em função do ângulo de direção e, assim, garante maior segurança nas curvas.

Hamburgo, 20 de maio de 2021 - Um armazém pode ser um lugar perigoso. Só na Alemanha, ocorreram no ano passado mais de 20.000 acidentes de trabalho envolvendo empilhadeiras e equipamentos de armazenagem. Para as más notícias, a boa notícia: existem sistemas de assistência e monitoramento eficazes que ajudam a prevenir esses acidentes. O fornecedor de intralogística com sede em Hamburgo, STILL, apresentou algumas dessas soluções de segurança inovadoras em um webinar intitulado “ Segurança em armazenagem com empilhadeiras”.

Para demonstrar onde os perigos se escondem no armazém, Jürgen Wrusch e Janos Poppe levaram os participantes do webinar em um tour virtual do armazém. No caminho, os dois especialistas da STILL explicaram que cada armazém possui características específicas e, como resultado, uma classificação de risco individual.

Controle de acesso e uso

Já no início do turno, os perigos podem surgir da má conduta intencional ou negligente. Por exemplo, quando os veículos são usados sem permissão. Podem ser pessoas que não têm carta de condução ou cuja capacidade de conduzir está prejudicada. Ou aqueles que - sem pensar nas consequências de seu comportamento - desejam utilizar veículos avariados ou inadequados para a tarefa. “Cada uma dessas razões traz perigos incalculáveis”, enfatizou Janos Poppe. Isso pode ser remediado por sistemas que garantam que apenas os operadores competentes usem um veículo adequado em condições técnicas adequadas. Um desses sistemas é o recurso de verificação pré-turno do computador de bordo STILL Easy Control: antes do início de cada turno, ou em intervalos definidos pelo usuário, os operadores devem confirmar a operabilidade do veículo através do computador de bordo antes que eles possam operá-lo com todas as suas funções. O sistema de controle de acesso STILL FleetManager também oferece um conjunto abrangente de relatórios e aplicativos por telemetria que podem ser usados para monitorar o uso de empilhadeiras e operadores no local. Sensores de aceleração também podem ser usados para monitorar o estilo de direção dos operadores e - se necessário - intervir no controle do veículo. “O sensor detecta choques mecânicos e imediatamente gera uma redução de velocidade. Operadores descuidados, cujo comportamento indevido representa um perigo para as pessoas e equipamentos, são rapidamente identificados e desacelerados”, diz Janos Poppe.

Acidentes de colisão

Após o controle de acesso bem-sucedido, o movimento pelo armazém começa. A partir deste momento, existe o risco de colisão com outras pessoas ou veículos. "Uma forma de prevenir isso é usar sinais de alerta visuais. Eles aumentam significativamente a perceptibilidade dos veículos", explicou Jürgen Wrusch aos participantes do webinar. Uma solução comprovada para isso é a luz da zona de advertência STILL. O equipamento de iluminação opcional atua como um aviso visual para pedestres e outros operadores nas imediações, projetando faixas luminosas na lateral do piso do corredor ao lado do veículo. Isso torna a luz da zona de advertência STILL um bom complemento para a STILL Safety Light. Isso projeta pontos de luz azuis no solo a uma distância de aproximadamente 5 m à frente e atrás do veículo, que avisam da aproximação do mesmo e podem, assim, evitar uma colisão iminente. Um grande passo para evitar danos de colisão em pessoas e veículos são os sistemas de segurança baseados em rádio freqüência. “O princípio básico desses sistemas é estabelecer comunicação bidirecional por ondas de rádio entre veículos, pedestres e equipamentos fixos mesmo sem contato visual. Para isso, esses equipamentos, bem como todos os pedestres e veículos, são equipados com módulos de rádio-frequência”, explicou Jürgen Wrusch. Com a ajuda deles, o controle do veículo pode ocorrer automaticamente em zonas de perigo, por exemplo, reduzindo a velocidade ou travando-o se houver risco de colisão.

Acidentes de tombamento

Sempre que a empilhadeira está com pressa em seu caminho para a próxima tarefa, o maior risco se aproxima: um acidente de tombamento. “Isso ocorre tanto com as empilhadeiras contrabalançadas quanto com as transpaleteiras. A causa frequente é o excesso de velocidade nas curvas”, contou Janos Poppe. No entanto, a STILL também tem uma soluçãoa adequada para esse risco, o Curve Speed Control. A limitação de velocidade dependente do ângulo de direção reduz um possível acidente de tombamento, garantindo uma velocidade de curva apropriada. Esta função de assistência está disponível para várias empilhadeiras e equipamentos de armazém e regula automaticamente a velocidade de deslocamento dependendo do ângulo de direção. Isso significa que o operador não precisa se preocupar com a velocidade nas curvas. O veículo freia automaticamente exatamente até o ponto em que o operador está seguro e, ao mesmo tempo, o mais rápido possível nas curvas. Os acidentes de tombamento também ocorrem quando os operadores superestimam a capacidade de carga de seus equipamentos. Se houver muita carga na frente dos garfos, a empilhadeira tomba para dentro da estrutura de armazenagem. Para evitar que isso aconteça, a STILL desenvolveu o sistema de assistência Dynamic Load Control. Este sistema limita a altura de elevação em relação ao peso da carga e, assim, evita que a empilhadeira fique sobrecarregada. Jürgen Wrusch: "O resultado pode ser descrito assim para empilhadeiras contrabalançadas: quanto mais alta e pesada a carga, mais lenta a elevação. Um sistema de assistência muito eficaz que torna o armazenamento em grandes alturas muito mais fácil, mas também consideravelmente mais seguro." Outro sistema inovador de prevenção de acidentes é o Active Load Stabilization (ALS). Um pulso de compensação automática interrompe de forma rápida e eficaz as vibrações do mastro que ocorrem em grandes alturas, o que - além do benefício de segurança - também reduz o tempo de espera na operação de armazenagem na prateleira em até 80%.

Conclusão

A visão de intralogística livre de acidentes parece estar ao nosso alcance, como os resultados do webinar STILL mostraram. Para tornar isso uma realidade, no entanto, não só são necessárias soluções técnicas inovadoras para empilhadeiras, mas também conceitos de treinamento eficazes para os funcionários do armazém para capacitá-los a lidar com essas empilhadeiras com segurança e responsabilidade. Este é também o objetivo do site especialmente criado pela STILL sobre o tema segurança: ‘www.still.de/safety. Mesmo que a tecnologia cada vez mais confiável possa tirar muitas decisões do pessoal de operação, as empilhadeiras são - e continuarão sendo no futuro - ferramentas complexas cuja operação segura deve ser aprendida adequadamente.