News

Trabalho em equipe interativo entre homem e máquina através da automação

O iGO neo CX 20 da STILL transforma o operador e o separador de encomendas em parceiros intuitivos, em conformidade com os requisitos da intralogística 4.0

Precisão com obstáculos: o caminhão automaticamente evita obstáculos e age de acordo com a situação. Obstáculos são conduzido ao redor, contornado por comboio de condução, ou, se um obstáculo bloquear completamente o seu caminho, ele irá automaticamente parar.

O CX neo iGo 20 detecta estantes vazias e as ignora. Corredores transversais também são detectados numa fase inicial e não são cruzados com autonomia até que o operador permite que isso - quando a rota é clara.

Se um caminhão mais lento está a sua frente, ou em caso de congestionamento, o caminhão de forma inteligente adapta a sua velocidade para a situação. Se o operador já andou na frente durante este tempo , o iGo neo CX 20 vai autonomamente pegá-lo novamente após o congestionamento tiver acabado.

O operador dirige o caminhão para a sua posição de início da colheita pedido inicial e, ao pisar fora da platina e/ou pressionar um botão, o iGO neo CX 20 está pronto para operação autônoma.

iGo neo CX 20 - A forma inteligente !

Hamburgo, 8 de Março de 2016 – Através do desenvolvimento interno da iGo neo CX 20, a STILL, especialista em intralogística, torna-se a primeira fabricante de equipamentos industriais a introduzir a robótica na intralogística em sua linha de produtos de série. Esta intuitiva solução de seleção de pedidos em produção seriada oferece um nível de segurança de processos sem precedentes para o ramo da intralogística. A empresa de Hamburgo – Alemanha, foi premiada na LogiMAT 2016 pela sua solução inovadora de seleção de pedidos. A STILL superou seus concorrentes com a iGo neo CX 20 como “O MELHOR PRODUTO” na categoria “Seleção de pedidos, transporte, elevação e tecnologia de armazenagem”.

A iGo neo CX 20 interage como um membro da equipe e segue o operador em cada passo durante a seleção de pedidos. Com isso, o operador pode focar completamente na sua tarefa e pode trabalhar sem restrições e livre de falhas. Testes feitos em campo mostraram que o ajudante autônomo garante uma economia de tempo de até 30% com uma performance significativamente superior, pois elimina o tempo despendido no embarque e desembarque do equipamento.

A iGo neo CX 20 é baseada na selecionadora STILL CX 20 com capacidade de carga de duas toneladas, já testada em diversas aplicações. Os engenheiros da STILL fizerem uso da robótica para introduzir habilidades cognitivas no equipamento de seleção de pedidos. O resultado é um sistema autônomo concebido de forma otimizada para atender os requisitos das atividades de seleção de pedidos, por exemplo, na indústria do varejo, de peças de reposição ou e-commerce. O inteligente equipamento adapta-se ao ritmo de trabalho do operador, sempre permitindo que este siga à sua frente, porém mantendo sempre uma distância segura para garantir que o operador possa movimentar-se livremente ao redor do equipamento. Como um usuário inteligente de rotas, o equipamento age no armazém de forma autônoma e alinha-se no atual fluxo de materiais, independentemente das circunstâncias locais. Ele obedece as regras da rota em cruzamentos e ao encontrar obstáculos ou outros equipamentos, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro entre equipamentos autônomos e convencionais.

Este trabalho em equipe interativo entre homem e máquina é possível através do sistema integrado de rastreamento de movimento (Motion Tracking System), cujo campo de visão assistido por sensores permite que o equipamento reaja constantemente ao seu ambiente em 360º. Isso garante que o equipamento reconheça as intenções do operador com base nos seus movimentos e pode interagir com ele. Através da utilização de um sistema de reconhecimento de ambiente assistido por laser, a STILL iGo neo CX 20 pode detectar toda a topologia do armazém e reconhecer o operador, outras pessoas, estruturas, prateleiras ou obstáculos.

Ao mesmo tempo, o Sistema de Segurança Pessoal (Personnel Safety System – PSS) localizado na parte inferior frontal garante excelente proteção ao ambiente e às pessoas ao redor do equipamento. A capacidade de detecção panorâmica do scanner a laser de 180º assegura uma condução com reconhecimento antecipado e a avaliação inteligente de obstáculos, juntamente com uma operação suave e bem adaptada, evitando danos aos produtos colocados sobre os garfos devido a frenagens de emergência abruptas. Os scanners armazenam as informações do seu entorno 84.000 vezes por segundo e um computador interpreta e avalia a topologia atual do armazém em tempo real. O equipamento tem acesso a um tipo de memória de curto prazo, que informa os obstáculos já ultrapassados. Ao mesmo tempo ele também distingue os obstáculos entre estacionários ou em movimento.

O equipamento domina o avanço da automação clássica para a condução autônoma e realiza o transporte sem qualquer predefinição ou controle remoto externo. Pressionando um botão, o operador pode trazer o equipamento à sua posição de início de operação e a iGo neo CX 20 estará pronta para começar o trabalho. Se houver necessidade de trajetos mais longos ou conduzir em torno de curvas, o operador pode pressionar um botão para ativar a operação manual, ou simplesmente embarcar na plataforma do equipamento e conduzir o equipamento adiante. Ao aproximar-se do próximo corredor de armazenagem, o operador pode selecionar novamente a operação automática através de um botão, e então o equipamento voltará a seguir o operador de maneira autônoma. A máquina utiliza o seu campo de visão assistido por sensores para navegar no corredor do armazém com uma distância de separação livremente selecionável – ao menos 50 cm de distância da estrutura de armazenagem.

Independente de como o sistema de gerenciamento do armazém envia os pedidos ao operador (terminal eletrônico ou por comando de voz), com sua largura externa de apenas 800 mm a iGo neo CX 20 irá tornar-se um parceiro autônomo flexível no transporte em ambientes de intralogística. Graças à “automação sob demanda”, o operador pode decidir livremente em qualquer momento entre utilizar o equipamento manualmente ou de maneira autônoma para aumentar a performance da seleção de pedidos. Isso faz da iGo neo CX 20 o sistema de assistência ideal para uma seleção de pedidos eficiente. Tanto faz se a operação é feita pelo lado direito, esquerdo, ou em ambos os lados do corredor de armazenagem.

Um sinal visual (Unidade de Sinal Óptico – Optical Signal Unit) instalado no equipamento indica o modo de operação em vigor através de um pulso similar a um batimento cardíaco visual. Devido a esta interface altamente intuitiva e visual, a iGo neo CX 20 quebra qualquer barreira de idioma, cultura ou idade praticamente sem qualquer treinamento prévio. A STILL iGo neo CX 20 transforma o operador e a selecionadora de pedidos em parceiros intuitivos, de acordo com os requisitos da Intralogística 4.0. Apesar de atualmente possuir uma bateria padrão, a utilização de baterias de íons de Lítio também é possível. A STILL iGo neo CX 20 estará disponível a partir de Julho de 2016.